Curso: | E- PROINFO |
Local: | Esc. Est. Ens. Fund. Custódio Gabriel Filho |
Professoras: | Lucimeiri Aparecida F. Lopes, Maria Aparecida Leghi ,Maria da Paixão G. Santos ,Maridiomar Faé Coelho ,Renata da S. Carpanezi. |
Público a ser envolvido: | Alunos do 5° ano B |
Tema/assunto: | Aprendendo com hipertexto |
Justificativas: | A aprendizagem, sendo vista como um processo interativo, passa a ser valorizada como um momento de construção de conhecimento por meio de reflexão, análise, problematização e sistematização. |
Objetivo: | Oportunizar ao aluno o manuseio do material disponível na sala do LIE, levando-os à construção do conhecimento, à criatividade para uma melhor compreensão da inclusão no ambiente escolar. |
Tecnologias a serem utilizadas: | Computador via internet |
Atividades: | Pesquisa, montagem de texto, desenho e pintura. |
Período de realização: | De 10/05 à 17/05/11 |
Avaliação: | Aconteceu no decorrer do processo em estudo e no final montou-se um debate com levantando dos pontos positivos e negativos. |
Bibliografia: | Secretaria de Educação a distância, 2010-Guia do cursista. |
Ítem avaliado: | Comentário: |
Como os alunos se envolvem? | Se interagem dentro do assunto tratado, mesmo que, as vezes, empolgados por estarem manuseando o tão sonhado computador. |
Os alunos conseguem compreender o foco e a proposta da atividade? | Em sua maioria, sim. As vezes, torna-se difícil o controle da turma. |
A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos? | Com certeza, verificou-se um percentual bem positivo no término do referido projeto. |
Chegaram a descobrir e a fazer coisas que não estavam previstas? | Sim, referindo-se a dois ângulos: por um lado no destaque positivo dentro da pesquisa in loco, por outro, desvio do foco para outros fins. |
De que forma se relacionam as duplas internamente? Mais disputam o uso da máquina ou mais colaboram para o andamento do trabalho? | Razoável. Mais disputam a máquina, do que colaboram para o andamento do trabalho. |
As duplas colaboram umas com as outras? De que forma? Ensinam, tiram dúvidas ou perguntam umas ás outras? | As vezes, questionam-se entre eles e tiram dúvidas com os professores. |
Os objetivos planejados foram atingidos? | Sim, em sua maioria observou-se a satisfação do educando pelo projeto. |
Em quais não foram? Qual a proporção? | As vezes devido alguns alunos não levarem a sério o momento de estudo, interagindo mais com jogos e brincadeiras. |
Como foi a condução da atividade pelo professor?Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos? | Foi mais em forma de mediação, tendo o professor como facilitador. |
Os equipamentos funcionam a contento? | Sim, em sua maioria,pois dois computadores necessitam de reparos. |
segunda-feira, 23 de maio de 2011
PROINFO INTEGRADO- TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Atividade 2.5 – Planejando atividade com hipertexto.
Grupo: Marli - Maria da Paixão - Maridiomar - Renata - Lucimeiri
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário