segunda-feira, 23 de maio de 2011

PROINFO INTEGRADO- TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Atividade 2.5 – Planejando atividade com hipertexto.

Grupo: Marli - Maria da Paixão - Maridiomar - Renata - Lucimeiri



Curso:
E- PROINFO
Local:
Esc. Est. Ens. Fund. Custódio Gabriel Filho
Professoras:
Lucimeiri Aparecida F. Lopes, Maria Aparecida Leghi ,Maria da Paixão G. Santos ,Maridiomar Faé Coelho ,Renata da S. Carpanezi.
Público a ser envolvido:
Alunos do 5° ano B
Tema/assunto:
Aprendendo com hipertexto
Justificativas:
A aprendizagem, sendo vista como um processo interativo, passa a ser valorizada como um momento de construção de conhecimento por meio de reflexão, análise, problematização e sistematização.
Objetivo:
Oportunizar ao aluno o manuseio do material disponível na sala do LIE, levando-os à construção do conhecimento, à criatividade para uma melhor compreensão da inclusão no ambiente escolar.
Tecnologias a serem utilizadas:
Computador via internet
Atividades:
Pesquisa, montagem de texto, desenho e pintura.
Período de realização:
De 10/05 à 17/05/11
Avaliação:
Aconteceu no decorrer do processo em estudo e no final montou-se um debate com levantando dos pontos positivos e negativos.
Bibliografia:
Secretaria de Educação a distância, 2010-Guia do cursista.




Ítem avaliado:
Comentário:
Como os alunos se envolvem?
Se interagem dentro do assunto tratado, mesmo que, as vezes, empolgados por estarem manuseando o tão sonhado computador.
Os alunos conseguem compreender o foco e a proposta da atividade?
Em sua maioria, sim. As vezes, torna-se difícil o controle da turma.
A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
Com certeza, verificou-se um percentual bem positivo no término do referido projeto.
Chegaram a descobrir e a fazer coisas que não estavam previstas?
Sim, referindo-se a dois ângulos: por um lado no destaque positivo dentro da pesquisa in loco, por outro, desvio do foco para outros fins.
De que forma se relacionam as duplas internamente? Mais disputam o uso da máquina ou mais colaboram para o andamento do trabalho?
Razoável. Mais disputam a máquina, do que colaboram para o andamento do trabalho.
As duplas colaboram umas com as outras? De que forma? Ensinam, tiram dúvidas ou perguntam umas ás outras?
As vezes, questionam-se entre eles e tiram dúvidas com os professores.
Os objetivos planejados foram atingidos?
Sim, em sua maioria observou-se a satisfação do educando pelo projeto.
Em quais não foram? Qual a proporção?
As vezes devido alguns alunos não levarem a sério o momento de estudo, interagindo mais com jogos e brincadeiras.
Como foi a condução da atividade pelo professor?Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
Foi mais em forma de mediação, tendo o professor como facilitador.
Os equipamentos funcionam a contento?
Sim, em sua maioria,pois dois computadores necessitam de reparos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário